A parte 2 dessa obra prima de Ficção Cientifica, para quem nunca viu esse filme leia a parte 1 e agora a parte 2 e procure ver e garanto que não vão se arrepender.
O filme possui impressionantes efeitos visuais, que foram supervisionados pelo grande Richard Yuricich (, e que foram divididos entre várias empresas, todas britânicas, exceto a American Mass Illusion. As responsabilidades foram distribuídas da seguinte forma, Cinesite (efeitos digitais), Computer Film Company (efeitos digitais), The Magic Camara Company (controle de movimento de fotos),Mass Illusion (miniaturas), FBFX (criação de trajes espaciais), Image Animation (efeitos prostéticos e animatronics) e Animated Extras (efeitos de maquiagem).
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Todos os tipos de técnicas foram utilizadas, desde tela verde e azul até controle de movimento fotográfico com miniaturas, CGI, para o uso de cabos, para completar os 250 planos de efeitos visuais que compõem o filme.
Foram construídos 28 modelos para filmar os exteriores da nave que aparecem no filme, 14 do Event Horizon, doze do Lewis e Clark e dois da estação espacial da luz do dia. Alguns modelos eram reproduções completas das naves e outras apenas seções dos mesmos, construídas em seis diferentes escalas.
O impressionante plano rotativo na estação espacial (45 segundos de duração) levou quase um terço do orçamento do filme. E Cinesite precisava de 10 semanas para concluí-lo.
Para as cenas em que os atores aparecem sem olhos, o efeito foi alcançado através de lentes de contato especiais, que foram então removidas digitalmente com os olhos e, finalmente, criadas pela CGI dentro das cabeças dos atores.
E a empresa FBFX foi responsável por criar os trajes espaciais projetados por John Mollo. E não faltou nada, de ímãs reais nas botas, através de um sistema de ventilação integrado na mochila que manteve os atores bem e a viseira clara, até milhares de LEDs que indicavam a funcionalidade do suporte vital e cujo ritmo Isso pode ser acelerado por uma mudança nas demandas do script.
Anderson inicialmente contratou a banda Orbital para compor a trilha sonora (o diretor já havia incluído uma música própria em Mortal Kombat ), mas os produtores se recusaram a contratar estranhos para compor a trilha sonora de um blockbuster. Anderson então se inclinou para Michael Kamen, que compôs uma trilha sonora a meio caminho entre instrumental e techno, em que Orbital colaborou , obtendo o que o diretor havia planejado.
O maior problema que Anderson encontrou foi com a montagem final. O termo normal de montagem para um filme das características do Enigma do Horizonte são 10 semanas, mas Anderson, uma vez que a foto principal terminou, ele teve duas semanas de segunda filmagem à sua frente, o que só deixou 4 semanas para completar a montagem para entregar o filme a tempo. Sua primeira assembléia teve uma duração de 130 minutos, mas não foi apreciada pelos produtores, nem pelo público nas passagens de teste devido à sua carga de violência. Ele também recebeu uma classificação NC-17 da MPAA. A Paramount forçou o diretor a cortar 34 minutos e reduzir sua violência, finalmente alcançando a classificação R desejada. Ainda assim, Anderson declarou que a versão lançada nos cinemas era exatamente o que ele queria. "Quando você lê um script, tudo parece importante", o diretor se justificou."A diversão de fazer filmes, no entanto, é que você nunca pode dizer que funciona e que não funciona até você realmente colocar o filme juntos".
O filme foi lançado em 15 de agosto de 1997 na América do Norte e foi uma falha na bilheteria, levando apenas 26.673.242 dólares, o que tornou impossível recuperar seu orçamento de 60 milhões de dólares.
O tempo colocou o filme no lugar que merece, e pouco a pouco se tornou um filme de cult, sendo admirado por muitos.
VERSÃO ORIGINAL
Como comentei anteriormente, o filme sofreu uma redução muito grande na filmagem, 34 minutos que teria dado ao filme ainda mais violento e gore. A maioria das cenas foi perdida para sempre e poucos dos materiais originais permanecem. Vamos descobrir o que teria sido o Enigma do Horizonte antes de passar pela dimensão infernal dos cortes.
1. Um encontro entre Weir e algumas pessoas encarregadas da missão de resgate, onde o médico irá explicar o aparecimento do horizonte de eventos e onde ele expõe o seu interesse em participar da missão.
2. A relação entre Cooper e Justin se desenvolveu, dando uma explicação mais forte de por que ela entrou no buraco negro. E também foi explicado que o maior medo de Cooper era perder alguém perto dele, algo que acontece com Justin.
3. Uma cena romântica entre Starck e Miller.
4. Miller encontra um dente rasgado flutuando ao entrar no Event Horizon pela primeira vez.
5. Cenas que explicaram que era exatamente o buraco negro.
6. Uma versão estendida da cena em que Peters tem a alucinação com seu filho, que tem as pernas cheias de vermes.
7. No momento em que Justin está no tanque de água, Weir tem uma alucinação em que Justin se torna sua esposa, que sai do tanque e olha para ele. A cena foi incluída nas primeiras duas versões do filme, mas foi eventualmente descartada.
8. A cena em que Weir lembra como sua esposa cometeu suicídio foi originalmente mais longa e sangrenta.
9. A cena de vídeo da orgia de sangue na dimensão infernal foi originalmente mais longa e com doses mais altas de violência e sangue. Havia também mais aviões da tripulação original do Event Horizon nu e cheios de sangue, praticando sexo selvagem, estuprando e comendo um ao outro. O momento em que um membro da tripulação tira os intestinos pela boca foi mais gráfico. Outros momentos igualmente chocantes foram cortados, como o momento em que um homem velho é esfaqueado na parte de trás da cabeça por uma menina, fazendo com que seus dentes disparem. Aquele em que uma menina com um grampo que abre a boca, tem parafusos em seus dentes e gengivas. Um em que um homem rasteja no chão, enquanto outros dois batem nas pernas com barras de ferro e os pedaços de pernas ficaram para trás. Em outro, um homem agarra uma garota enquanto outro a atinge com um pedaço de metal quebrando o braço. E em um dos mais brutais, um membro da equipe agarra os peitos de uma menina e os rasga. Todas essas cenas foram cortadas ou cortadas porque perturbaram o público nas passagens de teste. E é quando as cenas de filmagem foram contratadas por atores com amputações reais, o que deu grande realismo às cenas em que sofrem grandes feridos. E o mesmo resultado teve as cenas de sexo, para as quais atores pornográficos foram contratados. Tal foi a força das imagens, que as pessoas do público sofreram desmaios ao vê-las.
10. A cena em que Miller encontra DJ no telhado com o estômago aberto, foi mais longa. Depois de ver a cena horrível, Miller vomita.
11. Logo após a cena anterior, daria lugar ao momento em que Cooper é visto através do espaço após a explosão do Lewis e Clark, com alguns planos inéditos.
12. A cena em que a cryo-câmara se enche de sangue foi mais longa, a mão de Weir apareceu e quebrou o copo de dentro da liberação do sangue. Cooper ajuda Starck a escapar e um Weir mutilado e nu desce um conjunto de escadas caminhando para trás.
13. Na cena da luta entre Miller e Weir no final do filme, incluiu um discurso do segundo conhecido como "O Antigo Testamento", no qual ele confirma a Miller que a dimensão do caos puro é realmente o inferno .
14. Toda a sequência da luta final entre Miller e Weir foi mais longa. E as visões do inferno que Weir o faz ver Miller mostrou mais dos membros do Evento Horizon sendo torturados.
Três diferentes finais alternativos foram filmados
Final alternativo 1: Semelhante ao visto no filme, mas sem o choque surpresa da aparência de Weir, Starck simplesmente ouve os gritos do Event Horizon e ela também grita com medo até Cooper acordá-la. Também mostrou a luta entre Weir e Miller, e não contra o homem ardente. Este foi o final original incluído no script de gravação.
Final alternativo 2: Mostrou Miller lutando contra o homem em chamas de suas alucinações, em vez de com Weir. Isso foi alterado porque na segunda passagem de teste o público não gostou.
Final alternativo 3: O usado no filme, que é a combinação dos dois anteriores, ou seja, mostrando Miller lutando contra Weir depois de passar como o homem de fogo e incluindo o susto final de Weir que Starck sofre.
Além disso, uma sequência de uma caminhada espacial foi planejada, mas teve que ser descartada devido a restrições orçamentárias.
E pela mesma razão levou a eliminar a cena de abertura acima mencionado e é conhecida como a cena "Lucky Strike", que veio a ser criado storyboards . Ele serviu para apresentar a equipe do Lewis e Clark, salvando uma nave chamada Lucky Strike. Na cena, um dos membros da equipe foi expulso por um bloqueio, sendo posteriormente resgatado. O diretor gostou da idéia e reutilizou-a mais tarde para o personagem de Justin.
Após o sucesso do filme em um formato doméstico, a Paramount ofereceu ao diretor a possibilidade de criar uma edição especial com a montagem original do filme, mas Anderson encontrou uma empresa impossível, Enigma do Horizonte era anterior ao boom do DVD e a inclusão das cenas excluídas, e após a falha na bilheteria, o produtor não salvou o material cortado. Eles foram considerados perdidos por anos até que alguns foram encontrados em uma mina de sal na Transilvânia. O problema era que a qualidade deles era muito medíocre e tornava sua utilização inviável.
Em 2012, o produtor Lloyd Levin encontrou uma cópia na VHS da montagem original perdida do filme. Depois, voltou a falar sobre a possibilidade da estréia daquela versão do filme, mas em uma entrevista em 2017, Anderson disse que não viu a cópia na VHS, mas a edição especial nunca virá à luz como praticamente todos os As filmagens originais foram perdidas para sempre. Esse foi o destino final do Enigma do Horizonte.
AVALIAÇÃO
Paul Anderson mostrou mais talento aqui do que no resto de seus filmes juntos, os momentos de terror são alcançados (o video que mostra o que aconteceu com a equipe do Event Horizon), as cenas de gore funcionam (a morte do DJ), a As cenas de ação são espetaculares (o resgate angustiado de Justin) e o diretor roda as melhores cenas de sua carreira (o plano rotativo que começa em Weir e se afasta no espaço, a introdução do núcleo da nave, o plano da vertigem para o Weir em um dos dutos da nave, etc.).
O conceito de uma nave espacial como uma casa assombrada é muito original e funciona maravilhosamente e a maneira de mostrar elementos teológicos (a nave em forma de catedral, a dimensão em que a nave viajou ao inferno, etc.) ajuda para essa idéia de filme de terror espacial.
Outra ótima ideia (e já utilizada em outros filmes anteriores) é como a nave mostra a cada um dos protagonistas seus maiores medos e medos, gradualmente fazendo cair todos em uma espiral de horror.
Pinhead deu uma passada por aqui
O filme é de várias influências, como, por exemplo, O Iluminado (a loucura progressiva de um personagem influenciado por uma nave "encantada" e a famosa cena do elevador que libera um rio de sangue é repetida aqui), Solaris (o protagonista está em uma estação da nave / espaço para sua esposa que cometeu suicídio anos atrás), Hellraiser (essa dimensão infernal do caráter sadomasoquista) e Alien (uma nave espacial em missão de resgate em que ocorrem várias mortes). E essas influências são os pontos mais fracos do filme, uma vez que não consegue distanciar-se o suficiente deles, embora mantenha sua própria personalidade em pé.
Uma coisa que eu sempre gostei do filme é que isso incomoda explicar as coisas, mesmo que sejam impossíveis de explicar, como quando Weir com todo o seu jargão científico, expõe como a nave consegue viajar mais rápido do que a luz ou aquela outra cena quando Ele detalha como funciona o mecanismo gravitacional da nave. O esforço é apreciado.
O elenco está correto em seus respectivos papéis, mas o que se destaca acima do resto é Sam Neill, excelente ator que prova sempre ter uma habilidade especial para caracterizar vilões.
Um dos pontos fortes do filme é o seu design de produção, a imponente nave que dá ao filme seu título, é uma obra de arte incrível decorrente dos piores pesadelos, que se torna outro personagem no filme.
O filme habilmente alimenta a idéia de inferno, como o túnel de rotação representando os nove círculos do inferno de Dante, que leva direto para ele, e que é do outro lado de uma porta, representado pelo núcleo da nave. É por isso que é mais justificado estar em chamas durante a luta final, e que Miller está lutando com Weir no próprio inferno.
O filme tem seus demônios, como esse tópico e fácil susto final para Carrie com a aparência de Weir. O personagem de Cooper, que não é o alívio cômico típico. Aquele que em uma cena Weir é os olhos, mas na luta final reaparece com eles intactos. Ou o momento em que DJ coloca um bisturi no pescoço de Smith, quando ele perde o temperamento, em uma reação do médico do mais excessivo e absurdo, e isso também não leva a nada, nem tem impacto.
O filme grita por mais violência, o mesmo que o forçou a reduzir e acho que teria beneficiado a história.
E, embora o design da nave seja um dos pontos fortes do filme, quem, na sua opinião, construiria uma nave desse jeito? Mas é parte do jogo que o filme nos apresenta e nos deixamos arrastar por isso.
O filme é um clássico filme de terror, mas com um toque de ficção científica espetacular. Ao mesmo tempo, estamos aterrorizados com uma cena, pois a seguir somos enpatados por uma grande sequência de ação ou efeitos visuais. E Anderson consegue manter o equilíbrio em todos os momentos.
Sem ser uma maravilha, a visão do Enigma do Horizonte é mais agradável e sua filmagem passa como um suspiro. Este deveria ter sido o caminho a seguir para Anderson em sua carreira, mas o diretor foi submergido em mais e mais subprodutos que não adicionam nada à sua filmografia como Resident Evil que nem devia ter sido feito, Anderson com este filme viajou para outra dimensão de sua carreira e trouxe consigo seu melhor trabalho, um filme de terror espacial, realmente inspirado, terrivelmente divertido.
CURIOSIDADES
Clive Barker foi consultado durante a pré-produção do filme.
No script original, o mecanismo gravitacional foi descrito como uma órbita lisa e sem características, suspensa no ar entre grandes braços rotativos. E em vez de criar um buraco negro temporário, o script explicou que a nave continha um estável dentro dele em todos os momentos, que era a fonte de energia para o Event Horizon. Paul Anderson decidiu redesenhá-lo com círculos interligados como uma homenagem à caixa do enigma Hellraiser (1987), que o inspirou.
Stanley Kubrick estava filmando De Olhos bem Fechados(1999) em Pinewood Studios, ao mesmo tempo que esse filme.
Jeremy Irons e Amy Brenneman foram originalmente os protagonistas do filme.
A primeira pessoa a assinar para participar do filme foi a diretora de fotografia Adrian Biddle.
Todos os personagens que morrem são aqueles que estão presentes na cena em que a equipe começa a falar de alucinações, após a primeira aparição do homem em chamas.
Foi planejado que, na morte do DJ, ele ainda estaria vivo quando Miller o encontrou preso no teto. Quando ele o viu nesse estado, Miller o atirou na cabeça para que ele parasse de sofrer.
Os trajes espaciais pesavam 30 quilos. Devido ao seu peso, se os atores o usassem durante muito tempo em uma posição vertical, isso poderia causar lesões nas costas, mas eles não podiam sentar por causa da mochila. Foram criados ganchos especiais no set para que os atores pudessem descansar entre as cenas.
Toda a tripulação da nave mostra através do seu espaço as mudanças políticas na Terra. A bandeira americana dos membros americanos mostra 55 estrelas. Os britânicos carregam uma bandeira da União Européia com 22 estrelas em vez do Union Jack. E o Dr. William Weir carrega uma bandeira australiana, mas com o Union Jack sendo substituído pela bandeira aborígene.
Paul WS Anderson tem um cameo no filme durante a sequência dos sonhos iniciais, um livro flutua pela câmera, com uma foto do diretor e seu nome.
O efeito sonoro do Dr. Weir abrindo as persianas de seu quarto na sequência inicial é extraído do videogame Doom .
Em Interstellar (2014) há uma cena em que Romily (David Gyasi) explica como dobrar espaço e tempo para viajar grandes distâncias similares a Weir neste filme.
O título de trabalho do filme enquanto era filmado era "As Estrelas do Meu Destino".
Quando Peters persegue seu filho pela nave, as portas que ele atravessa são em forma de caixão, presagiando o que acontecerá com ele.
Os atores tiveram que inventar um passado para seus personagens.
Supostamente, o Event Horizon tem uma X-Wing de Star Wars como parte de sua série de antenas. E pode ser visto durante a primeira vez que Lewis e Clark voam sobre a nave.
O filme foi feito em apenas 10 meses, desde o momento em que foi dada a luz verde, algo fora do comum para um filme das dimensões e complexidade do Enigma do Horizonte .
Paul WS Anderson e Jason Isaacs são amigos íntimos e trabalharam juntos em vários filmes.
Paul William Scott Anderson, conhecido também como Paul W.S. Anderson ou Paul Anderson (Newcastle upon Tyne, 4 de março de 1965) é um diretor de cinema inglês, conhecido principalmente por trabalhar com filmes de ficção científica e adaptações de jogos eletrônicos para o cinema.
Em sua filmografia estão filmes como Resident Evil: O Hospede Maldito, Mortal Kombat, Alien vs. Predator, Corrida Mortal e Soldado do Futuro.
O Enigma do Horizonte
Dirigido por: Paul W. S. Anderson
Titulo Original: Event Horizon
Ano produção:1997
Estreia: 15 de Agosto de 1997 ( Mundial )
Duração: 96 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Países de Origem: Estados Unidos da América
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Dublagem: VTI RIO
Dublagem: VTI RIO
Exibido na Globo nas Sessões: Tela Quente, Intercine, Corujão
Sinopse
O ano é 2047. Alguns anos atrás, a pioneira nave de pesquisa Event Horizon desapareceu sem deixar vestígio. Agora, um sinal foi detectado e o Comando Aeroespacial dos Estados Unidos responde. Em busca da origem do sinal está um destemido capitão (Laurence Fishburne), sua tropa de elite e o designer que projetou a nave perdida (Sam Neill). Sua missão: encontrar e resgatar a espaçonave de última geração. Mas o que eles encontram é o terror de última geração; o que eles têm que resgatar são suas próprias vidas, pois alguém, ou alguma coisa está prestes a envolvê-los em uma nova dimensão de pavor inimaginável. Co-estrelando Kathleen Quinlan.
Elenco de O Enigma do Horizonte
Jack Noseworthy ... Justin
Jason Isaacs ... D.J.
Joely Richardson ...Lt. Starck
Kathleen Quinlan ... Peters, Med Tech
Laurence Fishburne ... Captain Miller
Richard T. Jones... Cooper
Sam Neill ..Dr. William Weir
Sean Pertwee... Smith
Barclay Wright... Denny Peters
Emily Booth ... Girl on monitor
Holley Chant... Claire
Noah Huntley Burning ...Man/Edward Corrick
Peter Marinker ... Captain John Kilpack
Robert Jezek ... Rescue 1 Technician
Teresa May .. Vanessa
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