Dicionário do Horror

Postado por José Cláudio Carvalho



Cinema é uma paixão! Terror, seja nas telas, nos livros ou qualquer outra mídia, torna-se parte das nossas vidas. Pensando nesse amor pelo gênero fantástico, preparamos um guia, um dicionário de termos utilizados nas manifestações citadas. E como o terror extrapola a si mesmo, vocábulos que habitam as cercanias dividirão nosso humilde espaço. Vale lembrar que pretendemos apenas dar o significado de cada verbete. Pode haver uma exploração mais detalhada de certos termos em outros textos.






AMICUS PRODUCTIONS - A companhia foi fundada na Inglaterra pelos americanos Milton Subotsky e Max J. Rosenberg. Foi dedicada ao gênero fantástico e terror, além de forte rival da Hammer Film Productions. Tinha base no Shepperton Studios.

Trabalharam com assiduidade os mesmos atores e diretores que participam dos filmes da Hammer, tais quais, os atores Christopher Lee e Peter Cushing e os diretores Freddie Francis e Roy Ward Baker. Vale destacar também o escritor e roteirista Robert Bloch, de Psicose, de 1960, escritor de alguns roteiros.

A característica mais marcante da empresa é os filmes serem marcados por episódios. Outra diferença é que a Hammer se destacava pela quantidade de derramamento de sangue nos filmes, enquanto a Amicus oferecia um terror mais sugerido e psicológico que a sua companhia rival.

Mad Max

ÁRIDO AUSTRALIANO - Filmes de baixo orçamento produzidos na Austrália a partir da década de 1970, geralmente abordando horror, erotismo e crime - chamados nos EUA de ozploitation. O exemplar mais famoso é Mad Max.

Os Olhos de Minha Mãe

ARTHOUSE - Cinema de autor, que se distancia de tendências e apelo comercial. Obras que possuem ambições mais artísticas, como os recentes Os Olhos de Minha Mãe (2016), A Bruxa (2016) e Ao Cair da Noite (2017).


Blácula

BLAXSPLOITATION - Blaxploitation ou Blacksploitation foi um movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970. A palavra é uma contração de black ("negro") e explotaition ("exploração"). As produções muitas vezes davam um approack black a temas famosos. Daí o surgimento de filmes como Blacula (1973) ou Blackenstein, produzido no mesmo ano. 

O visual dessas produções é caracterizado por cabelos black power, figurino colorido e sensacionais trilhas sonoras, compostas por nomes consagrados como James Brown e Quince Jones. A influência do estilo perdura na obra de diretores como Quentin tarantino.

Tubarão

BLOCKBUSTER - O termo começou a ser utilizado durante a década d 1940, para se referir às bombas lançadas de aviões, que tinham capacidade para destruir um quarteirão inteiro (block = quarteirão, bust = quebrar. o conceito fora transposto para o mundo da Sétima Arte para designar filmes de grande bilheteria, geralmente com orçamentos astronômicos. Tudo começou nos anos 70, época de sucessos como Tubarão (1975) e Star Wars (1977). em 1973, o mundo assistiu ao primeiro terror arrasa-quarteirão: O Exorcista! Recentemente, produções como Invocação do Mal 1 e 2, Annabelle e It - A Coisa se untaram ao clássico no panteão (ou seria pandemônio) dos grandes sucessos.

O Zumbi Branco
B-MOVIE - Originalmente, o termo foi cunhado para se referir aos filmes exibidos como complemento ao longa-metragem principal principal (filme A), nos cinemas das décadas de 1930 e 1940. Os programas também tinham noticiários, curtas-metragens e episódios de seriados. As principais produtoras tinham unidades próprias para esse tipo de filme, mas também havia pequenos estúdios como PRC, Consolidated, Ajax, Mascot, Puritan, Monogram, Principal etc, que se especializaram em fazer filmes B. Atualmente, "filme B" passou a ser sinônimo de produções de baixo orçamento. O Zumbi Branco (1932) e Cat People (1942) são clássicos B.

CAMP - Filmes de estética deliberadamente brega, cafona e de mau gosto. O camp é ligado à afetação e ridicularização do que é dominante. A escritora estadunidense Susan Sontag enfatizou os elementos chave da cultura camp como sendo a artificialidade, a frivolidade, a pretensão ingênua da classe média e os excessos provocados pelo choque. Os filmes da Troma são grandes exemplos, tal como Pink Flamingos, do lendário John Waters.

O Vingador Tóxico
CULT MOVIE - "Cult" se refere a obras que se tornam objetos de culto, gerando uma parcela fanática de admiradores. Muitas vezes, pode ser um filme que fracassa nas bilheterias quando de seu lançamento, mas acaba sendo redescoberto mais tarde (Blade Runner - O Caçador de Andróides). Noutras feitas, pelo teor incomum de determinadas produções, como o musical The Rock Horror Picture Show (1975), que desde que fora lançado, tem sessões da meia-noite lotadas, com fãs fazendo cosplay dos personagens e interagindo com a projeção. Atualmente, qualquer filme estranho tem levado a pecha de cult. Até mesmo obras alternativas ou independentes têm sido chamadas assim, o que constitui um equívoco. Verdadeiros cult movies: Plan 9 From Outher Space (1959), A Noite dos Mortos-Vivos (1961), Vingador Toxico (1984), Street Trash (1987), Fome Animal (1992).

A vingança de Jennifer
EXPLOITATION - Existente desde a década de 1920, o cinema exploitation se popularizou nos anos 60 e 70, com a liberação sexual e demais aberturas promovidas na época. Trata-se de filmes com tratamento apelativo para temas fortes e polêmicos, com objetivo puramente comercial. Na década de 1990, acadêmicos americanos passaram a chamais tais produções de paracinema. Entre as subdivisões do exploitation estão "sexploitation",  "estupro e vingança", "árido australiano", e "presídio de mulheres". Veja: A Vingança de Jennifer (1978), Two Thousand Maniacs! (1964), School of the Holy Beast (1974) e o perturbador The Last House on the Left (1972).


O Gabinete do Dr. Calligari
EXPRESSIONISMO - O horror deve muito a esse movimento alemão. Surgido nos anos 20, o expressionismo (que se estendeu por todas as artes, surgido a partir das influências de Van Gogh) trouxe um modo diferente de utilizar iluminação, sombras e cenários tortos. Aliado a tudo isso, as interpretações teatrais mostram a loucura da própria natureza humana.  Para conhecer, assista:  Metrópolis (1927) de Fritz Lang, O Gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, Nosferatu - Uma Sinfonia de Horror (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau.

FINAL GIRL - A sobrevivente de uma série de assassinatos, geralmente protagonista de algum slasher movie. Um exemplo batido, mas 100% eficaz, é Jamie Lee Curtis, em Halloween - A Noite do Terror. O termo foi criado por Carol J. Clover, em seu livro Men, Women, and Chainsaws.

A Bruxa de Blair
FOUND FOOTAGE - O estilo surgiu com o violento e controverso Holocausto Canibal (1980), em que filmagens foram encontradas na floresta amazônica, e montadas, gerando o filme. O recurso fora utilizado em A Bruxa de Blair (1999), que aliado à mais bela jogada de marketing para um filme na internet, transformou a modesta produção em um fenômeno. Boa parte do público acreditou que as filmagens eram reais. O formato, então, se popularizou, contando com maravilhas do naipe de [REC] (2007) e Atividade Paranormal (2009)... Além de uma pá de filmes ruins.


Prelúdio Para Matar
GIALLO - Gialli (plural de giallo, amarelo em português) são livros italianos de mistério com capas amarelas (equivalentes ao pulp americano). Daí o nome dado aos filmes sobre assassinos em série e policiais, que se proliferaram nos anos de 1970 no país da bota. Olhos Diabólicos (1963, de Mario Bava) é considerado o marco zero do gênero. Prelúdio Para Matar (1975), de Dario Argento, é uma obra-prima do gênero.

Banquete de Sangue
GORE - Tripas, sangue, desmembramentos e nojeiras afins. É o horror em seu estado mais gráfico e extremo. Começou na década de 1960, teve muita expressão na década seguinte e vem se intensificando desde então. Veja: Banquete de Sangue (1963), Re-Animator (1985), a série nipônica Guinea Pig e os filmes franceses lançados na década de 2000, do movimento New French Extremity.

GRINDHOUSE - Salas de cinema vagabundas e malcuidadas, que exibiam filmes exploitation (geralmente com qualidade de projeção sofrível). Os cineastas Quentin Tarantino e Robert Rodriguez homenagearam as grinhouses com um projeto que consistia m dois filmes: Planeta Terror e À prova de Morte, além de trailers falsos (um deles, Machete, virou filme pelas mãos de Rodriguez).

Flowers of Flesh and Blood
GUINEA PIG - Série em seis episódios lançada em 1985, que simula snuff movies através de efeitos ultrarrealistas. Em 1991, o ator Charlie Sheen exigiu que o FBI investigasse o episódio Flowers of Flesh and Blood por achar que se tratava de um autêntico snuff.



HAMMER FILMS - Hammer Film Production é um estúdio britânico fundado em 1934, especializado em filmes de terror. A empresa se notabilizou por séries como Drácula, estrelada por Christopher Lee, Frankenstein e produções ousadas de baixo orçamento. A distribuição da Warner Bros. deu à Hammer ainda mais visibilidade. No início dos anos 1980, a produtora encerrou as atividades, retornando em 2007.



HORROR - Sentimento de repulsa, desagrado. Cenas gráficas de assassinato, mutilação, que provocam asco na plateia.

Godzilla
KAIJU - Nome dado aos famosos monstros japoneses destruidores de maquetes. O mais célebre representante é Godzilla, mas há outros tão interessantes quanto: Mothra,  Gamera, Rodan e King Ghidorah. O grande criador e responsável pela popularização dessas bestas é o MESTRE Eiji Tsuburaya, que concebeu o visual de Godzilla no clássico de 1954. Mais tarde, ele fundou a Tsuburaya Productions, onde lançou Ultra Q (uma espécie de Arquivo X com monstros) e a longeva Irmandade Ultra.

The Poughkeepsie Tapes
MOKUMENTARY - Consolidado nas últimas décadas como um subgênero de ficção, o mockumentary (do inglês mock = imitar e documentary = documentário) é um formato no qual os eventos de uma série ou de um filme fictício são apresentados simulando as características gerais de um documentário. Um falso documentário. Assista: The Poughkeepsie Tapes.


Martyrs

NEW FRENCH EXTREMITY - Movimento francês, com filmes de terror e drama, que apresenta conteúdo pesado e cenas gráficas. Horror e erotismo se misturam, nessa perturbadora onda de transgressão. Não deixe de ver por nada: Irreversível (2002), Alta Tensão (2003), A Invasora (2007), a obra-prima Martys (2008), e Grave (2016).


A Corrente do Mal
PÓS-HORROR - Nomenclatura criada pelo jornalista britânico Steve Rose para designar uma onda de filmes independentes de terror, que possuem como característica, o desprezo pelas convenções do gênero e ambições mais artísticas. Nada de sustos fáceis ou derramamento de sangue, o que pode desagradar aos fãs mais tradicionalistas. Para conhecer, veja: A Corrente do Mal (2014), O Babbadook (2014), O Convite (2015) e Personal Shopper (2016). A Bruxa (2016) é obrigatório!

Jamie Lee Curtis em Halloween 2

SCREAM QUEEN - O nome diz tudo: rainha do grito. A rainha do grito é uma atriz que apareceu em vários filmes de terror, como Jamie Lee Curtis e Heather Langenkamp, respectivamente, das franquias de Halloween e A Hora do Pesadelo. O termo rainha do grito pode ter se originado com o livro de 1978, Scream Queens: Heroines of the Horrors, de Calvin Thomas Beck. Beck publicou uma revista de filmes de terror chamada Castle of Frankenstein de 1962 a 1975, e a inspiração parcial de Robert Bloch para Norman Bates (a outra parte era o serial killer Ed Gein). Beck tendo tido uma mãe dominadora que o seguiu em todos os lugares, inclusive nas aulas da faculdade.

Jason Voorhees: grande ínone dos slasher movies

SLASHER - Filmes com serial killers. Há quem defenda que Psicose foi o primeiro do subgênero, que teve influência dos gialli e foi tomando forma dos anos 60 para os 70, com Banho de Sangue (1971) e O Massacre da Serra Elétrica (1974). Halloween - A Noite do Terror (1978) estabeleceu o modelo desse tipo de produção, com regras do tipo quem faz sexo morre primeiro, além de criar assassino silencioso e mascarado. Logo depois, em 1980, tivemos Sexta-feira 13 (cujo vilão ainda não era Jason Vorhees). Em 1984, Wes Craven deu ao mundo A Hora do Pesadelo, filme cujo texto apresenta mais profundidade, com um vilão sádico e dotado de humor negro: Freddy krueger! O mesmo Craven, anos mais tarde, homenagearia o estilo que ajudou a pavimentar, fazendo troça com seus próprios clichês, no maroto Pânico (1996), que deu origem a uma nova - e sem graça - onda de slasher movies. A melhor safra, sem dúvida, é dos anos 80. Veja também: A Vingança de Cropsy (ou Chamas da Morte, 1981), Maníaco (1980) e Black Christmas (1974).

SNUFF MOVIE - Filme com mortes reais, feito com objetivo comercial. Especula-se que esse tipo de produção não passa de lenda urbana. Em 8MM (1998), o personagem de Nicolas Cage investiga a indústria clandestina de snuff movies.

SPLATTER - Quase um gore, mas o nível de violência é menor. Pode haver sangue e até desmembramento, mas não mostra vísceras e coisas equivalentes.. O termo foi criado  para definir O Despertar dos Mortos (1978), de George Romero. O Massacre da Serra Elétrica e Sexta-Feira 13 também se encaixam nesse nicho.

SUSPENSE - Narrativa enigmática, cuja resolução é adiada, que provoca tensão na audiência.  Alfred Hitchcock não admitia que seus filmes fossem classificados como "terror". De fato, ele fora o MESTRE do suspense.

TERRIR - Uma mescla de terror e comédia. O cineasta brasileiro Ivan Cardoso foi quem criou essa expressão.

TERROR - Característica do que é terrível, que dá medo.


Possessão
TERROR PSICOLÓGICO - O Terror provocado por sensações psicologicamente desconfortáveis, sutil e implícito. Persona (1966), de Ingmar Bergman; Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky; Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988), de David Cronemberg; Inverno de Sangue em Veneza (1973), de Nicolas Roeg e o estranhíssimo Possessão (1981), de Andrzej Żuławski, são absolutamente imperdíveis!


O Silêncio dos Inocentes

THRILLER - O limiar entre o suspense e o terror. Filmes policiais que ganham um pouco a mais de sangue, além de contornos mais macabros. O Silêncio dos Inocentes e Seven representam perfeitamente a espécie.


O Alberge

TORTURE PORN - Pura e genuína expressão do horror! Produções em que há cenas explícitas de sadismo, tortura, perversões e (não necessariamente) mutilação. Em O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968), o visionário José Mojica Marins já acenava para o subgênero. O termo Torture Porn se popularizou com o sucesso de filmes como Jogos Mortais (2004) e O Albergue (2005), encontrando representantes na New French Extremity. O diretor Danny Boyle (de Extermínio) é um dos muitos críticos do estilo.

Trash - Náusea Total

TRASH - A definição de filme trash, em geral, trata-se de um filme tecnicamente malfeito (propositadamente ou não) tendo geralmente uma ou mais das seguintes características: baixo orçamento, má interpretação dos atores, má pós-produção (edição, dublagem, efeitos especiais), erros técnicos mais ou menos evidentes (por exemplo, o microfone do operador visível na imagem). A estética cinematográfica trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no terror. Costuma-se considerar trash todo filme de terror que, ao invés de causar medo ou tensão, é engraçado. Diretores consagrados: Lloyd Kaufman, Ed Wood, Roger Corman e o brasileiro Peter Baiestorf. Veja: Plano 9 do Espaço Sideral (1956), Trash - Náusea Total (1987) e a franquia O Ataque dos Tomates Assassinos.



O Mensageiro de Satanás: uma das produções categorizadas como video nasty

VIDEO NASTY - No início dos anos 80, a Grã-Bretanha, um "cão de guarda moral" chamado National Viewers 'and Listeners' Association cunhou a frase vídeo desagradável (video nasty) para descrever o que eles consideravam filmes de terror particularmente ofensivos. Esses filmes foram distribuídos em VHS e nunca haviam sido lançados nos cinemas, diz a BBC . A National Viewers 'and Listeners' Association acusou esses vídeos de crimes violentos. Agora vídeo desagradável parece significar qualquer vídeo negativo ou perturbador . A Morte do Demônio foi um dos filmes "premiados".


Comente com o Facebook:

2 comentários:

 
Copyright © Adoro Filmes de Terror | Desde 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design by Fabiano M Machado | Tecnologia do Blogger É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook Google + YouTube