Deu a Louca nos Monstros (The Monster Squad, EUA, 1987)

Postado por Fabiano M. Machado


Um dos clássicos absolutos da Sessão da Tarde, que infelizmente não passa mais, Deu a Louca nos Monstros é uma obra que, de maneira inteligente, soube deixar sua marca nos anos 80, e utilizou para isso uma proposta eficiente e simples.

Hoje, poderíamos até dizer que a obra é no mínimo incoerente, já que o filme é um tanto infantil, contudo, o que vemos na tela são crianças trocando palavrões com monstros, um "alemão" sobrevivente da guerra e se descobrindo um conhecedor de monstros, adolescentes fumando cigarro e tantas outras situações, que seriam obviamente, muito questionadas nos dias atuais. Toda essa mistura um tanto incomum, por incrível que pareça, foi a formula do sucesso desse filme.


A verdade sobre esse longa-metragem é uma só, pensem o que quiserem, mas o fato é que esse longa-metragem só foi bem sucedido, porque soube misturar de uma maneira inteligente infantilidade e malícia, e na época isso era necessário para sair da escuridão, e só por essa ousadia, deixou sua marca em uma das décadas mais politicamente incorretas da história. Talvez em outros tempos, poderia ter se tornado um tremendo fracasso.

Deu a Louca nos Monstros foi lançando em 14 de agosto de 1987, e pode se dizer que um dos mais amados filmes de terror mais para crianças, jovens e adultos, hoje em dia como eu que assisti quando era novo e hoje já tenho mais 38 anos, pensar que esse filme já tem 30 anos eu já posso me considerar um velho, o tempo passa e fica as boas lembranças como esse filme de uma época boa que não volta nunca mais.


Logo no inicio do filme vemos o o famoso caçador de Vampiros Van Helsing enfrentando o conde Drácula em um ritual um tanto quanto confuso, a coisa toda dá errado e o próprio Helsing acaba sugado por um vórtex dimensional (uma espécie de  redemoinho para outro mundo).




O filme dá um salto para o tempo presente (que não é mais tão presente assim, 1987) onde conhecemos um grupo de crianças fãs de filmes de terror que criaram um “clubinho” para discutir teorias sobre monstros.


Coincidentemente a mãe do líder do grupo (um garoto que usa uma camiseta onde se lê “Stephen King Rules”) compra em um sebo um diário escrito pelo próprio Van Helsing , só que o livro está em alemão. Com a ajuda de um vizinho meio esquisito, o “Alemão que Assusta”, as crianças descobrem que existe um amuleto quase indestrutível que mantém o equilíbrio entre o bem e o mal no universo, mas que a cada 100 anos, exatamente à meia noite, este amuleto se torna vulnerável por alguns minutos e se ele for destruído as forças do mal reinarão sobre a Terra.


E adivinhem, o amuleto está escondido na cidade e poderá ser destruído justamente na noite seguinte, o diário de Van Helsing tem o passo a passo.


Sabendo desta ocasião especial, o conde Drácula reúne um grupo de monstros formado por Frankentein, Lobisomem, Monstro do Pântano e Múmia para perseguir as crianças em busca do diário.


A Galera do Mal

Achando que os adultos não vão acreditar neles (mesmo com monstros andando no meio da rua), as crianças decidem sozinhas criar o Esquadrão Monstro e enfrentar as forças do mal em um ritual que envolve o amuleto, uma virgem e algumas palavras ditas em alemão.


Frankeinstein taradão

Muito injustamente, o filme foi um fracasso nas bilheterias americanas. Um dos motivos foi o marketing mal feito, o filme não sabia para qual público se vender, tentaram se comparara com “Os Caça-Fantasmas”, mas sem sucesso.

Foi sucesso sim todo mundo gostou e assistia na Sessão da Tarde

Os pais achavam que não poderiam levar suas crianças para ver um filme de monstros e os que tinham idade para irem sozinhos não “perderam seu tempo” vendo um filme com crianças.


Hoje em dia este filme teria sérios problemas com a censura por mostrar crianças discutindo virgindade, fumando (um dos heróis do filme, de 15 anos, fuma como se isso fosse a coisa mais legal do mundo), fazendo rituais de magia negra, desmembrando monstros, usando escopetas, etc. Mas eram os anos oitenta, e nos anos oitenta tudo era permitido.



Os efeitos são na maioria práticos pois na época a computação gráfica estava engatinhando, apenas o efeito do vórtex é em CGI e justamente acabou se tornando o efeito mais datado do filme. Mas até este efeito tosco vale pela nostalgia oitentista.


Além disso para ajudar no envolvimento dos atores mirins, os que interpretavam os monstros nunca apareciam descaracterizados perto das crianças, o diretor acreditava que isso iria tirar um pouco da magia da interpretação, assim as crianças, apesar de saberem que aquilo não era de verdade, viam apenas os monstros e nunca as pessoas.


Um filme para todos as idades que vale a pena assistir, eu não tenho filhos mais apresentei esse filme para meus sobrinhos e eles amaram o filme, Deu a Loca nos Monstros pode passar quantos anos for não vai perder a graça de assistir.


Festa de Lançamento de Deu a Loucas nos Monstros

Uma festa de lançamento do filme ocorreu em 3 de Junho de 1987 no Hard Rock Cafe, em Nova York, e contou com a participação de mais do que apenas o elenco e a equipe. Na verdade, era quem é quem das estrelas de Hollywood na época.

Não só os atores compareceram à festa vestidos como os cinco monstros do filme, mas também fizeram os gostos de Michael Douglas, Kiefer Sutherland, Arnold Schwarzenegger, Meatloaf, Drew Barrymore e Kirk Cameron! Quanto ao jovem astro Andre Gower, ele festejou com a elite de Hollywood enquanto balançava sua camiseta vermelha “Stephen King Rules”.







Algumas fotos dos Bastidores de Deu a Louca nos Monstros







Como esta alguns atores do elenco do filme Deu a Louca nos Monstros hoje em dia.


Andre Gower interpretou Sean Crenshaw, o principal protagonista do filme, e o corajoso líder de seu grupo de amigos, a quem ele chama de "o esquadrão de monstros".


Robby Kiger interpretou Patrick, o melhor amigo de Sean


Ryan Lambert interpretou Rudy, o garoto mais velho do grupo que tem uma afinidade por cigarros.


Michael Faustino interpretou Eugene, o membro mais jovem do esquadrão e o dono de um adorável beagle chamado Pete.


Ashley Bank interpretou Phoebe, a irmã mais nova de Sean


Tom Noonan, estrela de 'Easy Money' e 'Manhunter', interpretou o monstro de Frankenstein.


Jason Hervey interpretou EJ, um valentão da escola.


CURIOSIDADES



1. Liam Neeson foi pago por uma pequena parte que nunca foi filmada.



2. A cena em que Drácula levanta Phoebe e ela grita foi feita de uma só vez. Duncan Regehr não usaria seus contatos vermelhos ou presas ao redor do Ashley Bank de cinco anos porque isso a assustava demais. Para a cena, o diretor Fred Dekker acabou de dizer a Ashley para gritar quando a plataforma a levantasse. Quando ela perguntou: "Quando?", Dekker disse a ela: "Ah, você vai saber", e começou a atirar. O grito aterrorizado que você ouve quando Drácula abre os olhos é o grito genuíno de susto de Ashley.



3. De acordo com o diretor Fred Dekker , o primeiro rascunho do roteiro de Shane Black foi tão grande que a abertura do filme contou com Van Helsing acompanhado por zepelins e centenas de homens montados a cavalo no castelo de Dracula. Dekker afirmou que esta seqüência teria custado mais do que o orçamento final do filme.


4. Cerca de um ano depois de The Monster Squad ter terminado, Shane Black e Fred Dekker trabalharam juntos novamente, escrevendo Shadow Company. O roteiro era para ser um filme de terror de ação sobre um grupo de soldados das forças especiais dos EUA que morreram durante a guerra do Vietnã e, anos depois, os soldados, que eram membros de experimentos secretos do exército, se ergueram dos túmulos como zumbis apodrecidos. Os soldados zumbis teriam invadido o arsenal de uma base do exército nas proximidades e, em seguida, começaram a destruir a cidade em que foram enterrados, matando todos na mesma. O filme seria dirigido por John Carpenter em 1989, produzido por Walter Hill e Kurt Russell no papel principal, mas nunca foi feito. O roteiro original de Black e Dekker ganhou um cult seguido pelos fãs deles e de Carpenter.


5. O ator Brent Chalem , que interpretou Horace ("Garoto Gordo"), morreu tragicamente de pneumonia em 1997.

Dublagem do filme Deu a Louca nos Monstros


Dublagem: Álamo


ELENCO DE DUBLAGEM

Andre Gower (Sean): Wendel Bezerra

Robby Kiger (Patrick): Sérgio Rufino

Duncan Regerh (Conde Drácula): José Parisi Jr

Ryan Lambert (Rudy): Mauro Eduardo Lima

Stephen Macht (Del, pai de Sean): Mauro de Almeida

Mary Ellen Trainor (Emily, mãe de Sean): Patrícia Scalvi

Leonardo Cimino (Alemão assustador): Ricardo Nóvoa

Stan Shaw (Detetive Sapir): Élcio Sodré

Jason Hervey (E.J.): Eduardo Camarão

Lisa Fuller (Irmã de Patrick): Rosana Peres

Jack Gwillim (Van Helsing): Ricardo Nóvoa

Gwill Richards (Senhor Metzger): Walter Breda

David Proval (Piloto): Ronaldo Artnic

Daryl Anderson (Co-Piloto): Tatá Guarnieri


Dublagem: BKS

Trecho da Dublagem: BKS



Sem Informação do Elenco de Dublagem


CAPAS

Capa do VHS Deu a Louca nos Monstros, distribuído pela Transvideo 


Capa do DVD Deu a Louca nos Monstros distribuído pela MGRA3


Capa do DVD Deu a Louca nos Monstros, distribuído pela Continental (A capa e importada mais e o mesmo formato da nacional que esta indisponível)


Arte da Capa do Bluray do Deu a Loucas nos Monstros que infelizmente não saiu por aqui



Deu a Louca nos Monstros




Dirigido por: Fred Dekker

Título Original: The Monster Squad

Ano de produção: 1987

Duração: 82 minutos

Países de Origem: EUA

Distribuidoras: Transvideo (VHS)
MGRA3 (DVD)
Continental (DVD)

Dublagem Clássica: BKS
 Dublagem: Alámo

Sessões da TV que Passou: Sessão da Tarde, Sessão de Sabado, 


Sinopse

Um grupo de crianças forma um clube para ajudar a combater uma infiltração de monstros em sua cidade. O que se revela, é uma mistura esperta de monstros com efeitos de ficção científica de Holywood, e uma paródia bem concebida dos filmes de terror do passado e do presente.

Elenco de Deu a Louca nos Monstros

Andre Gower ... Sean Crenshaw
Ashley Bank ... Phoebe Crenshaw
Brent Chalem ... Horace
Diana Lewis ... TV Anchorwoman
Duncan Regehr...  Dracula
Jason Hervey ... E.J.
Jon Gries .... Desperate Man
Julie Merrill
Leonardo Cimino...  Scary German Guy
Lisa Fuller...  Irmã de Patrick
Mary Ellen Trainor ... Emily Crenshaw
Michael Faustino...  Eugene
Robby Kiger...  Patrick
Ryan Lambert ... Rudy
Stan Shaw  ...Detective Sapir
Stephen Macht ... Det. Del Crenshaw
Tom Noonan ... Frankenstein

Trailer



ATE A PRÓXIMA GALERA

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Adoro esse filme marcou a minha infância.

    Obs:
    Na parte do post de como esta alguns atores do elenco, a parte de Ashley Bank esta repetida com a do ator Michael Faustino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo toque, tava fazendo 2 posts ao mesmo tempo e nem notei esse erro, já concertei obrigado por ter avisado.

      Excluir
  2. Olá , esta é minha primeira visita ao blog , através do Tela de Cinema . Estranhei ao rolar a página , mas enfim , obrigado , boa leitura sobre este que também assisti na sessão da tarde , um filme dos mais memoráveis desde então .

    Hein ? ... então tivemos duas dublagens ? ... claro que eu reconheceria a que foi primeiramente exibida se voltasse a ouvi-la , mas ... nem me ocorreu ter sido pela BKS , um estúdio com seu som inconfundível , nostálgico . Quando voltar a ver o filme vou começar atentando à sua também inconfundível locução/narração .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Trabalho!!!

    ResponderExcluir

 
Copyright © Adoro Filmes de Terror | Desde 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design by Fabiano M Machado | Tecnologia do Blogger É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook Google + YouTube