Especial A Hora do Espanto (Fright Night, EUA,1985)

Postado por Fabiano M. Machado


Esse e um clássico obrigatório do Cinema em Casa e Sessão da Tarde, aqui no Adoro Filmes de terror e esse e um clássico que todos conhecem e quem já viu ama esse filme, m verdadeiro clássico dos anos 80, marcante e divertido, Vampiros galantes, moças inocentes, adolescentes paranoicos e maquiagens e efeitos práticos aterradores (com um toque muito bem vindo de stop motion e animatrônicos). 

Esse é um filme de terror em que dois fatores foram primordiais para o espantoso (não resisti!) sucesso: humor, na figura do matador de vampiros vivido por Roddy McDowall, que só viu vampiros em seu programa de TV e os efeitos especiais espetaculares para àquela época, sem contar o excelente roteiro do também diretor Tom Holland. Chris Sarandon faz com muita inspiração e charme o vampiro sedutor. Note a citação bem-humorada: o nome do matador de vampiros é Peter Vincent, uma clara homenagem à Peter Cushing e Vincent Price. Mas o filme não fica na paródia pura e simples, ele sempre mantém o espectador na expectativa do próximo susto. Faça um favor a si mesmo e esqueça a péssima continuação e o fraquíssimo remake que fizeram recentemente.

Chris Sarandon o vampiro bonitão conquistando todas as gatinhas

Hoje em dia e difícil achar um filme de terror bom ainda mais de vampiros, e alguns vampiros andam meio modernos que andam pelo dia e ainda brilham, nem vou citar nome de qual filme e para não dar ibope a esse tipo de filme aqui, esse e um dos verdadeiros filmes de vampiros sem frescura como os de hoje.


Charley Brewster (William Ragsdale) é um adolescente obcecado por filmes de monstros, cujo programa favorito é A Hora do Espanto, uma sessão de clássicos do gênero apresentado por Peter Vincent (Roddy McDowall), um ator decadente conhecido pelos papéis similares a Van Helsing, famoso caçador de vampiros criado por Bram Stoker. 

Charley com seu amigo Ed e sua namorada Amy

Não demora até que Brewster descubra que o vizinho, Jerry Dandrige (Chris Sarandon), tem presas enormes no lugar dos caninos e está de olho em sua namorada, Amy (Amanda Bearse). Desesperado, ele pede ajuda para Vincent, que inicialmente o ridiculariza, mas acaba convencido de que a ameaça é real.




O personagem de McDowall tem os melhores momentos de A Hora do Espanto, como um caçador de vampiros engomado e covarde. O ator é dono de diálogos memoráveis, como quando critica as fórmulas batidas dos filmes de horror da época. 



Em uma das cenas mais legais da produção, o aristocrático apresentador de televisão mata um lobisomem, e chora enquanto a criatura agoniza diante de seus olhos sob uma trilha sonora excessivamente dramática. 

Cena de Peter Vincent matando o Lobisomem


A química entre Peter Vincent e Charley Brewster é tão boa que foi repetida em A Hora do Espanto – Parte 2 (1988), realizado sem a participação de Holland, que estava ocupado com Brinquedo Assassino (1988). A dupla ainda seria vista em uma série de histórias em quadrinhos, publicadas até o início da década seguinte. A popularidade do título ainda rendeu jogos de videogames e duas refilmagens (a sequência do filme de 2011 é, na verdade, uma nova interpretação do roteiro do original de 1985).


Cena da continuação A Hora do Espanto 2

HQ A Hora do Espanto

Jogo A Hora do Espanto

Embora tenham se passado três décadas desde a estreia, o primeiro A Hora do Espanto envelheceu pouco e continua influente. Um documentário sobre os bastidores da produção foi lançado em 2016. Bancado por financiamento coletivo, You’re So Cool Brewster! The Story of Fright Night deve aprofundar a análise sobre o legado deixado por esse grande clássico dos anos oitenta.



Trailer




CURIOSIDADES

1. O nome do personagem 'Peter Vincent' foi baseado nos de dois astros do gênero dos anos 60 e 70, Vincent Price e Peter Cushing. 



2. No Brasil, o título em português levou a uma correspondência forçada que distorceu a tradução dos de outros filmes do gênero, lançados na sequência, principalmente a série de Freddy Krueger (no original 'A Nightmare on Elm Street' o que significa 'Um pesadelo na Rua dos Olmos'), que no país ficou conhecida como 'A Hora do Pesadelo'. Outros do tipo foram 'A Hora da Zona Morta', 'A Hora do Lobisomem' e 'A Hora dos Mortos-Vivos'. 



3. O filme foi adaptado para a literatura por Craig Spector e John Skipp, e para os quadrinhos pela Now Comics. Também seus personagens apareceram num jogo eletrônico do tipo Arcade, de 1988, da Amiga Computers. 

4. O ator William Ragsdale quebrou o pé durante a filmagem da cena de disparo de revólver. 



5. O diretor Tom Holland e o ator Chris Sarandon voltaram a trabalhar juntos em outro filme de terror de sucesso: Child's Play, no Brasil, Brinquedo Assassino. 

Chris Sarandon e o diretor Tom Holland

6. Embora no filme façam papeis de adolescentes, William Ragsdale e a atriz Amanda Bearse tinham à época, respectivamente, 25 e 27 anos de idade. 



7. Amanda Bearse e o ator Stephen Geophreys voltaram a trabalhar juntos em um filme B para adolescentes chamado 'Fraternity Vacation', no Brasil, 'Quando a Turma sai de Férias'. Esse filme também teve a participação do futuro astro Tim Robbins



8. O sucesso de A Hora do Espanto não só fez os filmes de vampiros voltarem à moda, omo inspirou outros tais como 'Os Garotos Perdidos' e 'Once Bitten'. 



9. O filme ganhou em 2011 um remake. 



10. De todos os filmes de vampiro, este era o que tinha mais musicas, sendo que a trilha de Jerry era a que mais se destacava no filme. As músicas eram: Come to me, Good man in a bad time, Metharmophosis, Armies of the Night, Fright Night, Give It Up  entre outras. 

11. O rosto monstruoso que aparece no pôster original do filme é de Amanda Bearse, na forma vampírica, só que redesenhado com detalhes em forma de fumaça. 



12. Chris Sarandon, o vampiro Jerry do original, faz uma rápida participação no remake. 




FOTOS DOS BASTIDORES














DUBLAGEM DO FILME A HORA DO ESPANTO


Dublagem: BKS


ELENCO DE DUBLAGEM


Chris Sarandon (Jerry Dandridge): Carlos Campanile

William Ragsdale (Charley Brewster): Paulo Ivo 

Amanda Bearse (Amy Peterson): Denise Simonetto

Roddy McDowall (Peter Vincent): Eleu Salvador

Stephen GeofFreys (Ed Thompson): Orlando Viggiani

Jonathan Stark (Billy Cole): Ézio Ramos 

Dorothy Fielding (Judy Brewster): Ivete Jaime

Art Evans (Detetive Lenox): Mário Jorge Montini

Locutor: Carlos Alberto Vaccari

Outras Vozes
Thelma Lúcia, Dráuzio de Oliveira, Anibal Munhoz.


LP do filme a Hora do Espanto





Musicas

Lado A

A1 – J. Geils Band  Fright Night: 3:46
ProdutorSeth Justman

A2 –  Autograph (2) You Can't Hide From The Beast Inside: 4:04
 ProdutorEddie Delena

A3 – Ian Hunter Good Man In A Bad Time: 3:42
ProdutorMick Ronson

A4 – April Wine Rock Myself To Sleep: 3:31
ProdutorLance Quinn

A5 – Devo Let's Talk: 2:43
ProdutorDevo, Inc.*

Lado B

B1 – Sparks Armies Of The Night: 4:30
ProdutorRon Mael, Russell Mael

B2 – Evelyn "Champagne" King* Give It Up: 3:45
ProdutorAlan George*, Fred McFarlane

B3 – White Sister Save Me Tonight: 4:20
ProdutorCliff Zellman, Dennis Churchill*, Rick Chadock

B4 –Fabulous Fontaines Boppin' Tonight: 3:30
ProdutorGary Goetzman, Mike Piccirillo

B5 – Brad Fiedel Come To Me: 3:43
ProdutorBrad Fiedel, Ross Levinson
VocalBrad Fiedel



CAPAS


Capa do VHS A Hora do Espanto, distribuído pela LK-TEL Vídeo



Capa do DVD A Hora do Espanto, distribuído pela SONY PICTURES 



Capa do DVD A Hora do Espanto, distribuído pela SONY PICTURES



Capa do Bluray A Hora do Espanto, distribuído pela SONY PICTURES



A Hora do Espanto 





Dirigido por: Tom Holland 

Título Original: Fright Night

Ano de produção: 1985

Duração: 106 minutos

Países de Origem: EUA

Distribuidoras: LK-TEL Vídeo (VHS)
SONY PICTURES  (DVD)
SONY PICTURES (BLURAY)

Dublagem Clássica: BKS

Sessões da TV que Passou: Sessão da Tarde, Cinema em Casa, Corujão, Intercine



Sinopse

Para o jovem Charley Webster, nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha a experiência de Charley, não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinhos é explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley, pede ajuda a Peter Vincent, o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro. Além disto, ele está correndo o risco de passar por louco ao dizer que seus vizinhos são vampiros e, para piorar tudo de vez, a mãe de Charley, faz algo que deixa o filho apavorado: ela fica encantada com Jerry Dandrige, um dos vampiros, e o convida para entrar na casa dela.


Elenco de A Hora do Espanto

Amanda Bearse....  Amy Peterson
Art Evans .... Detective Lennox (as Art J. Evans)
Bob Corff .... Jonathan (as Robert Corff)
Chris Hendrie ....  Newscaster
Chris Sarandon ....  Jerry Dandrige
Christopher Lee ....  Dracula (archive footage)
Dorothy Fielding...  Judy Brewster
Ernie Holmes... Bouncer #2
Heidi Sorenson .. Hooker
Irina Irvine ... Teenage Girl
Jonathan Stark ...  Billy Cole
Joy Michelle Moore ... High School Student (uncredited)
Lene Hefner ... (unconfirmed) (uncredited)
Nick Savage ...  Bouncer #1
Pamela Brown ....  Miss Nina
Prince Hughes ... Bouncer #3 (as Prince A. Hughes)
Roddy McDowall ... Peter Vincent
Stephen Geoffreys...  'Evil' Ed Thompson
Stewart Stern ... Cook
William Ragsdale ... Charley Brewster

Trailer



ATE A PRÓXIMA GALERA

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Clássico, com tudo que um filme de terror de vampiros tem que ter... tentaram refazer e não passou nem perto...

    ResponderExcluir

 
Copyright © Adoro Filmes de Terror | Desde 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design by Fabiano M Machado | Tecnologia do Blogger É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook Google + YouTube