Direção: Dario Argento. Roteiro: Dario Argento e Daria Nicolodi. Com: Jessica Harper, Stefania Casini, Flavio Bucci, Miguel Bosé, Barbara Magnolfi, Suzanna Javicoli, Udo Kier, Alida Valli, Joan Bennet. Duração: 1h 38min. Lançado em DVD pela London Films.
Fascinante! Talvez esse seja o melhor adjetivo para avaliar a obra de Dario Argento. O maestro do horror italiano tem um trabalho singular, que assusta e causa estranheza, para o bem e para o mau. Roteiro é um mero detalhe, uma peça bem menos importantes do que cores e sussurros, cenas impactantes e as sensações que tudo isso provoca. Argento se revelou ao mundo como o artesão do medo e da morte com o excelente O Pássaro das Plumas de Cristal (L'uccello dalle piume di cristallo, 1970). Após concluir a chamada trilogia dos animais, com O Gato de Nove Caudas (Il gatto a nove code) e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (Quattro Mosche di Velluto Grigio), ambos de 1971, ele concebeu sua primeira obra-prima: Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975).
Se em Prelúdio para Matar, Argento já havia dado amostras do que faria dali em diante, sua explosão criativa veio na forma de um pesadelo de cores saturadas. Baseada à distância em Thomas de Quincey, o diretor concebeu a história das três mães: Mater Suspiriorum (Mãe dos Suspiros). Mater Tenebrarum (Mãe das Trevas) e Mater Lachrimarum (Mãe das Lágrimas), a mais bela e cruel. Suspiria, escrito em parceria com a ex-esposa Daria Nicolodi, e produzido pelo patriarca Salvatore Argento, narra a história de Suzy Bannion (Jesica Harper), uma bailarina norte-americana admitida na conceituada Tanz Akademie, na Alemanha. O local, na verdade, um covil ancestral de bruxas, e a garota já é recebida com estranheza. Já estabelecida, ela adoece e percebe que corre sérios perigos.
A iluminação predominantemente avermelhada, com alternâncias azuis e laranjas, provoca um clima claudicante, de mal estar e um perigo onipresente. A música da banda progressiva Goblin é ruidosa e cheia de sussurros, encerrando a insuportável atmosfera. O fotógrafo Luciano Tovoli capturou as imagens em películas com o prazo de validade vencido e a técnica de revelação Trucolor permitiu que o filme tivesse cores estouradas, resultando em algo tão belo quanto macabro. A escola de balé é composta por um labirinto de corredores e paredes rubras, bem semelhante a um templo satânico, e sugere a presença de entidades malignas ancestrais. O local, na verdade, é uma das edificações erigidas para acolher as três mães.O estilo barroco de Argento assume, em determinados momentos, contornos expressionistas, valorizando ainda mais a obra e evidenciando as ambições de seu criador. Há mortes elaboradas e perseguições angustiantes; uma viagem onírica e psicodélica maravilhosa de se experimentar - indicada para fãs de horror e arthouse. Suspiria é considerado por muitos o maior expoente do terror italiano, bem como o diretor fora elevado ao status de mestre. Uma sequência está para ser lançada, sob a batuta de Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome). Dakota Johnson, Chloë Grace Moretz e Tilda Swinton encabeçam o elenco.
CONTINUA...
Trailer:
Muito bom!!! Não sabia do detalhe das películas usadas na filmagem estarem vencidas. Isso explica porque apontam esse como o último filme a usar Technicolor. Espero ver os textos para os próximos dois filmes.
ResponderExcluirObrigado, Rafael! Próxima sexta, posto "Mansão do Inferno".
ExcluirSaudades desse blog e todo o acervo de filmes que disponibilizavam
ResponderExcluiro que mais me aterroriza é entrar no blog após alguns anos e ver que o acervo foi perdido, era simplesmente o melhor e mais completo!
ResponderExcluir