Especial: Sexta-Feira 13 Parte 1 - O Verdeiro Significado da Sexta-Feira 13

Postado por Fabiano M. Machado


Sexta-feira 13 que, segundo a superstição, é considerado um dia de mau agouro, uma data de azar. O número 13 é tido como irregular, sendo considerado como algo infortunado. Atualmente, diversas lendas urbanas se apoderaram da superstição, associando essa data a bruxas e monstros, bom para mim Sexta-Feira 13 sempre gostei, ainda mais quando eu era mais novo que sempre passava filmes do Sexta-Feira 13 ou algum outro filme de terror na TV, mais Sexta-Feira 13 tem vários significados e aqui vamos contar todos eles, e não leve esse dia como um dia de azar e saia por ai chutando nenhum gato preto, os gatos não tem culpa da sua ignorância então na Sexta-Feira 13 se ver um gatinho preto na rua não e sinal de azar mais de sorte.


Aqui iremos contar tudo sobre esse dia que muitos acham que dão azar e iremos falar logico do nosso personagem favorito que e o Jason e todos seus filmes e jogos.

SEXTA-FEIRA 13 O VERDADEIRO SIGNIFICADO



Há muito tempo, certos dias ou épocas do ano são compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. Como se não bastasse isso, o cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data.

Meu menino lindo, olha como você ficou famoso, mamãe tem muito orgulho de você

Número da má sorte?

Mas, superstições à parte, a sexta-feira 13, tem vários fatos que nos deixam “encabulados”. Será que é possível tanta coincidência dessa data do calendário com alguns dos acontecimentos mais macabros e azarentos da história?

O mais engraçado de tudo é que, por causa da data, o número 13 tanta acaba sendo isolado no “hall” da má sorte, embora não seja o único número considerado de azar pelo mundo, como você já viu aqui. Fazer o quê, não é?



Contudo, poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.



Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.



De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.



Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.



Tem medo de sexta-feira 13? Acostume-se! Nos próximos 15 anos, se você sobreviver, vai ter que enfrentar, pelo menos, mais 32 sextas-feiras 13.



E falando em medo, sabia que existe até mesmo um nome para quem tem fobia de sexta-feira 13? Chama-se paraskevidekatriafobia. A palavra, aliás, vem do grego paraskeví, que quer dizer sexta-feira; e dekatreís, que quer dizer 13 por extenso.



Não é de hoje que essa data é considerada azarenta. Desde o século 14, quando a obra Os Contos de Canterbury foram publicados, a sexta-feira 13 já começou a ser vista com maus olhos.



Na Roma antiga, o número 13 também era entendido como mau agouro. Ele estava ligado à morte, destruição e ao azar.



Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.



Quer mais exemplos de azar? Foi no dia 13 de abril que aconteceu o acidente da nave Apollo 13. Curiosamente, ele foi lançado ao espaço às 13h13, no dia 11 de março de 1970, cuja soma das datas resulta no número 13. Coincidência ou não, o importante é que a tripulação teve a sorte de voltar com vida à Terra.



Conforme a revista Nacional Geographic, os Estados Unidos perderam cerca de 900 milhões de dólares na sexta-feira 13. Isso acontece porque os investidores ficam com medo de fechar qualquer tipo de negócio nessa data.



E, só para você ter ideia do quanto os americanos levam essa história de sexta-feira 13 à sério: nos Estados Unidos, a maioria dos hospitais, hotéis e até mesmo alguns prédios residenciais não contam com o 13º andar e as companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Do 12, eles pulam direto para o 14.



O mundo pode acabar em uma sexta-feira 13. O asteroide Apiophis 99942 está previsto de se aproximar da Terra na sexta-feira 13 de abril de 2029. A rocha, que é do tamanho do estádio do Maracanã, deve passar a 30 mil quilômetros da superfície do planeta, podendo ser visto a olho nu. No entanto, se o asteroide desviar sua trajetória e acabar passando pela nebulosa Buraco de Fechadura, fenda de ressonância gravitacional, sua rota será alterada e ele, inevitavelmente, colidirá com a Terra. O impacto seria equivalente ao de 100 mil bombas nucleares.

Esse asteroide tem um formato meio estranho e bom nem falar o que estou pensando


O transatlântico italiano Costa Concordia naufragou no dia 13 de janeiro de 2012, uma sexta-feira 13. O acidente provocou 32 mortes e deixou 64 feridos. 



O rapper Tupac foi assassinado em uma sexta-feira 13. Margaret Thatcher e Fidel Castro nasceram em uma sexta-feira 13.



Mais de 60 milhões de pessoas no mundo alegam mudar suas rotinas nas sextas-feiras 13. Algumas não vão trabalhar, outras evitam pegar o carro e as mais medrosas passam o dia todo na cama.



Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.

Humanos ignorantes não dou azar só quero carinho e um lar.


De acordo com um estudo publicado pelo "British Medical Journal" em junho de 2008, os acidentes de carro aumentam 52% nas sextas-feiras 13, na Inglaterra. Por outro lado, o Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, em estudo publicado no mesmo mês, diz que há menos registros de acidentes, roubos e incêndios no "Dia do Azar".

Um estudo da Allianz Seguros apontou que há mais registros de acidentes de carro em sextas-feiras 13 do que nos outros dias do ano. A pior sexta-feira 13 foi em agosto de 2010, quando uma tempestade noturna provocou 912 desastres.



Na Segunda Guerra Mundial bombas atingiram o Palácio de Buckingham, em Londres, em uma sexta-feira 13 de setembro, em 1940, destruindo a capela do palácio. O bombardeio era parte da estratégia “Blitz”, de Adolf Hitler



Um mestre do suspense, o diretor britânico Alfred Hitchcock nasceu em 13 de agosto de 1899, que de casualidade era uma sexta-feira. Ele queria fazer sua estreia no cinema com o filme “Número 13”, que nunca saiu do papel por falta de financiamento



Em toda sexta-feira 13, a capela Viva Las Vegas Wedding Chapels, na cidade de Las Vegas, EUA, oferece casamentos temáticos de terror, com decoração de zumbis e vampiros



Todo o mês com sexta-feira 13 começa em um domingo



Existem hotéis e hospitais que não contam o 13º andar e ainda aeroportos que não têm o portão número 13. Companhias aéreas, como KLM, Air France, Lufthansa e Contieental Airlines não têm a fila 13 em seus aviões



Quando o ano começa em uma quinta-feira, os meses de fevereiro, março e novembro terão sextas-feiras 13. Seguindo essa mesma regra em um ano bissexto, os meses de janeiro, abril e julho contarão com a fatídica data. Mas não se preocupe! Não pode haver mais que três sextas 13 em um mesmo ano



O ex-presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt tinha fobia de sexta-feira 13. Ele não viajava às sextas-feiras e nem no 13º dia do mês e não oferecia jantares com apenas 13 pessoas à mesa


FIM DA PARTE 1

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Adoro Filmes de Terror | Desde 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design by Fabiano M Machado | Tecnologia do Blogger É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook Google + YouTube