Cemitério Maldito (Pet Sematary,EUA,1989)

Postado por Fabiano M. Machado


Perder um ente querido é sempre um processo angustiante, em que você está sempre no seu pior momento possível. Mas e se houvesse uma maneira de desfazer o processo?

Especificamente, e se houvesse uma maneira de trazer de volta os recém-falecidos e tê-los de volta em sua vida novamente?

E se a conseqüência da dita pessoa se tornar um ex-cadáver é que eles não se comportam como antes de atrelar isso? Você ainda quer ver o corpo deles vivo mesmo que a mente e a personalidade não sejam as mesmas?


Estas são as questões levantadas por Cemitério Maldito , o filme de 1989 baseado no livro de mesmo nome de Stephen King e, eu provavelmente deveria apenas sair e declarar nesta fase inicial da crítica, um dos meus filmes de terror favoritos de todos os tempos.


Estava revendo esse dia o filme e me fez relembrar um cachorro que perdi a 5 anos atras que amava muito ele, e penso a que ponto amamos um animal e se tivesse uma maneira para trazer ele de volta a vida e tentador, mais sem alma não vale a pena mesmo.

Cemitério Maldito e um dos filmes que mais gostei na minha infância que sempre assistia, ele fica na minha lista de melhores filmes de terror que já assisti.



O FILME

Louis Creed e sua família se mudaram para a pequena cidade de Ludlow, Maine, depois que ele conseguiu um novo emprego como diretor do serviço de saúde do campus da Universidade do Maine.

Enquanto sua família - a esposa Rachel, a filha Ellie e o bebê Gage - inicialmente amam seu novo lar, Louis não teve um grande começo no trabalho, perdendo um jovem chamado Victor Pascow quando ele sofreu ferimentos graves em um acidente de carro. .


O que é pior, Pascow começa a aparecer para Louis em visões, alertando-o sobre um cemitério de animais na periferia da cidade (criado por crianças, daí a terrível grafia no título). Mais especificamente, o maior cemitério que está além dele. Ainda assim, não se preocupe, por que ele precisaria ir até lá?

VAMOS DAR UMA VOLTA ATE O INFERNO MEU AMIGO


Naturalmente, a necessidade surge eventualmente. Enquanto sua esposa e filhos visitam seus sogros em Chicago, Louis não consegue ficar de olho no gato da família, Church, e é atingido por um caminhão.

ACORDA GATINHO

TEM QUE DAR UM BANHO NESSE GATO

Preocupados que as crianças ficarão perturbadas quando voltarem para casa e encontrarem Church morta, Louis é convencido por seu grande vizinho amigo Judd Crandell (Fred Gwynne, que costumava ser Herman o Monstro) a enterrar o gato no chão além do cemitério de animais de estimação. .


O motivo? Porque de acordo com Judd, o cemitério costumava pertencer aos índios Micmac e diz-se que tem poderes mágicos. Com certeza, depois de enterrar Church, o gato chega de volta à casa no dia seguinte, aparentemente vivo e bem.

HUMANO MALDITO AGORA SÓ SIRVO A SATÃ

O problema é que Church não está realmente agindo como se fosse um animal normal. Ataca Louis e geralmente cheira como um gato morto. O que essencialmente é. Ainda assim, se isso significa que as crianças não ficarão chateadas quando voltarem, Louis fica feliz em aceitar mesmo que seja um pouco ruim.


Até agora, um enredo bastante simples. Gato morre, homem enterra gato em chão amaldiçoado, gato volta como uma espécie de zumbi. Mas então aquele ganancioso bastardo Stephen King, não contente com isso, decide jogar um tabu na mistura.

Não muito tempo depois do incidente de Church, o bebê Gage de Louis também é atingido por um caminhão e morto. Louis poderia possivelmente considerar enterrar seu filho no chão além do cemitério de animais, considerando o que aconteceu com o gato? Vamos lá, o que você acha?






Cemitério Maldito é uma história marcante porque, apesar de sua premissa obviamente fantástica, os personagens e suas ações são fundamentados no realismo.

É claro que um pai de luto consideraria trazer sua criança de volta à vida, apesar das possíveis consequências: confrontado com a realidade de ter todos os anos juntos juntos, é natural que ele tentasse algo para estragar o sistema.

É genuinamente assustador também. Um sub-enredo envolvendo o passado de Rachel no qual ela é constantemente assombrada pela morte de sua irmã Zelda (atingida por meningite espinhal e uma visão horrível, interpretada por um homem para causar desconforto extra) é um pesadelo do mais alto nível.

Sorriso angelical

Enquanto isso, o jovem Miko Hughes, que interpreta Gage, apresenta uma performance soberba apesar de ter apenas cerca de três anos durante as filmagens, ele não pode ter realmente percebido o que estava fazendo.

Pausa para brincar no meio das filmagens

No início do filme, ele é o garoto mais adorável que você poderia esperar encontrar em um filme, mas no final ele se torna um dos antagonistas mais arrepiantes que já vi. Seu telefonema para seu pai da casa de Judd.



Até termina bem. Obviamente, eu não quero estragar as coisas, mas como Louis fica ainda mais desesperado e não consegue resistir a recorrer a medidas drásticas mais uma vez, é horrível, mas adequado quando as coisas não tem mais jeito.


Tudo sobre Cemitério Maldito é simplesmente perfeito para mim. A história é facilmente uma das melhores de Stephen King, as performances são imaculadas, é genuinamente arrepiante e não tem medo de se envolver em tabus de vez em quando. Além disso, tem uma música Ramones sob medida durante os créditos finais.

Clipe dos Ramones do filme Cemitério Maldito



Se você de alguma forma conseguiu se esquivar de Cemitério Maldito até agora, faça um grande favor a si mesmo e coloque isso em ordem. Você não precisa necessariamente ler o livro primeiro: por fantástico que seja, esta é provavelmente a adaptação cinematográfica mais precisa de qualquer de seus trabalhos (ele mesmo escreveu o roteiro) e, como tal, pode ser apreciado independentemente de seu ancestral literário.

Eu não hesito em manter Cemitério Maldito no mesmo pedestal de O Iluminado . Embora ambos sejam adaptações muito diferentes do Rei com estilos de direção totalmente diferentes, ambos são retratos maciçamente efetivos do trabalho de King e ambos são absolutamente essenciais.

22 Curiosidades de Cemitério Maldito



1. Stephen King mencionou uma vez, que O Cemitério Maldito foi o único livro que escreveu, que realmente o assustou.


2. Para que O Cemitério Maldito fosse rodado, o autor Stephen King solicitou aos produtores que o filme fosse rodado no estado norte-americano de Maine, e que seu roteiro fosse seguido rigorosamente.

3. Stephen King, autor do roteiro de O Cemitério Maldito, aparece em uma pequena ponta no filme, interpretando o padre na cena do funeral.


4. A personagem Zelda, irmã de Rachel, foi na verdade interpretada por um homem. O motivo foi que os produtores de O Cemitério Maldito não conseguiram encontrar uma mulher magra o suficiente para a personagem.


5. O orçamento de O Cemitério Maldito foi de US$ 11,5 milhões, sendo que apenas nos Estados Unidos o filme arrecadou US$ 57 milhões nas bilheterias.

6. Há uma foto, na casa dos pais de Rachel, em que se vê um menino com a mesma roupa que Gage Creed usa no final, incluindo o chapéu.


No filme, Missy Dandrige (a mulher que sofre de câncer) morre. Porém, no livro, ela não morre.


8. Stephen King teve inspiração para escrever O Cemitério Maldito, quando perto de sua casa transitavam caminhões e muitos animais acabavam atropelados; seus respectivos donos faziam funerais em um verdadeiro cemitério de animais. King enterrou lá um gato, que foi atropelado.


9. Ao princípio do filme, são mostradas tumbas de alguns mascotes no cemitério de animais, em uma delas está escrito "Gato Smucky, ele era obediente" (Smucky The Cat, he was obedient); assim se chamava o gato da filha de Stephen King, que foi atropelado.


10. Algumas cenas foram gravadas no lugar onde vive Stephen King, em Bangor (Maine, EUA). Naquele mesmo lugar, foram filmadas cenas de outras adaptações suas como: "Creepyshow 2" e "A Criatura do Cemitério".


11. O ator Bruce Campbell foi o primeiro em quem se pensou para o papel de Louis Creed.


12. Foi construído um boneco com a forma do pequeno ator Miko Hughes, que era manejado por vários técnicos, para gravar algumas cenas, como quando Gage volta do cemitério.


13. Existe uma sequência que não tem nada a ver com nenhuma obra de Stephen King. A diretora de "O Cemitério Maldito 2" é Mary Lambert, a mesma do primeiro.


14. Este foi o primeiro trabalho do ator Miko Hughes no cinema, que tinha apenas 3 anos de idade quando começou a gravar O Cemitério Maldito.


15 .Durante o livro, Stephen King cita por diversas vezes a banda de punk rock "The Ramones", em certa parte do livro, ele diz que o personagem Louis Creed se hospeda em um hotel com o nome de Dee Dee Ramone, baixista da banda.


16. A música "Pet Sematary" da banda The Ramones é uma homenagem à obra de Stephen King.


17. George A. Romero e Tom Savini, em princípio, iriam realizar o filme, mas abandonaram o projeto por estarem ocupados com outros trabalhos.


18. Numa entrevista, Brad Greenquist disse que enquanto ele usava sua horrível maquiagem de Victor Pascow, ninguém sentava perto dele no almoço.


19. Durante o filme, Judd, que é interpretado por Fred Gwynne diz ter tido um animal chamado Spot. Spot é o mesmo nome do animalzinho da família do programa de TV “Os Monstros” em que Fred também atuou.


20. Em O Cemitério Maldito, foram utilizados sete gatos para representar Church e cada um deles foi treinado para fazer uma ação específica diante da câmera.


21. O motorista que atropela Gage Creed, está escutando a música "Sheena is a Punk Rocker", dos Ramones, banda preferida de Stephen King.


22. O caminhão que ergue Rachel Creed, tem em seu lado, o número 666.



CAPAS

Capa do Vhs O Cemitério Maldito, distribuído pela CIC VIDEO


Capa do DVD Cemitério Maldito, distribuído pela PARAMOUNT PICTURES



Capa do Bluray Cemitério Maldito, distribuído pela PARAMOUNT PICTURES




Dublagens do Filme Cemitério Maldito




Cemitério Maldito




Dirigido por: Mary Lambert

Título Original: Pet Sematary

Ano de produção: 1989

Duração: 103 minutos

Países de Origem: EUA

Distribuidoras: CIC VIDEO(VHS)
PARAMOUNT PICTURES (DVD)
   PARAMOUNT PICTURES (Bluray)

Dublagem TV: VTI- RJ
Dublagem TV PAGA: Sérgio Moreno Filmes



Sessões da TV que Passou: Intercine,Corujão,Tela Quente

Sinopse

Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.

Elenco de Cemitério Maldito

Andrew Hubatsek ... Zelda
Beau Berdahl .. Ellie Creed II
Blaze Berdahl .. Ellie Creed
Brad Greenquist .. Victor Pascow
Chuck Courtney  ..Bill Baterman
Chuck Shaw..  Cop
Dale Midkiff ... Louis Creed
Denise Crosby...  Rachel Creed
Donnie Greene ... Orinco driver
Dorothy McCabe  ...Seatmate #1
Eleanor Grace Courtemanche ... Logan gate agent
Elizabeth Ureneck  ...Rachel as a child
Fred Gwynne .. Jud Crandall
John David Moore .. Hitchhike driver
Kara Dalke..  Candystriper
Kavi Raz .. Steve Masterton
Kira Willoughby..  Lady with son at Logan Airport
Lila Duffy..  Budget clerk
Lisa Stathoplos..  Jud's mother
Liz Davies .. Girl at infirmary
Mara Clark .. Marcy Charlton
Mary Louise Wilson..  Dory Goldman
Mary R. Hughes .. Seatmate #2
Matthew August Ferrell .. Jud as a child
Michael Lombard..  Irwin Goldman
Miko Hughes  ..Gage Creed
Peter Stader  ...Timmy Baterman
Richard Collier ... Young Jud
Stephen King ...  Minister
Susan Blommaert ... Missy Dandridge


Elenco com Principais Dubladores (Dublagem VTI- RJ)



Dale Midkiff (Louis Creed): Dário de Castro

Fred Gwynne (Jud Crandall): Leonardo José

Denise Crosby (Rachel Creed): Lina Rossana

Brad Greenquist (Victor Pascow): Alfredo Martins

Miko Hughes (Gage Creed): Peterson Adriano

Blaze Berdahl (Ellie Creed): Márcia Morelli

Susan Blommaert (Missy Dandridge): Ilka Pinheiro

Mary Louise Wilson (Dory Goldman): Sônia de Moraes

Andrew Hubatsek (Zelda): Ilka Pinheiro

Stephen King (Ministro): Guilherme Briggs

Lila Duffy (Balconista): Sônia de Moraes

Locução: Corrêa de Araújo



Elenco com Principais Dubladores (Dublagem Sérgio Moreno Filmes)



Dale Midkiff (Louis Creed): Eduardo Borgerth

Fred Gwynne (Jud Crandall): José Santa Cruz

Denise Crosby (Rachel Creed): Silvia Goiabeira

Brad Greenquist (Victor Pascow): Alexandre Moreno

Michael Lombard (Irwin Goldman): Paulo Bernardo

Blaze Berdahl (Ellie Creed): Pamella Rodrigues

Kavi Raz (Steve Masterton): Leonardo "Léo" Rabelo

Mary Louise Wilson (Dory Goldman): Sarito Rodrigues

Andrew Hubatsek (Zelda): Rita Lopes

Chuck Courtney (Bill Baterman): Carlos Seidl

Stephen King (Ministro): Leonardo "Léo" Rabelo

Lila Duffy (Balconista): Fabíola Giardino

John David Moore (Caminhoneiro): Mário Tupinambá


Trailer




Até a próxima galera.


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Amei sua crítica e concordo com cada palavra. Esse filme está entre os meus favoritos e o qual não me canso de ver. Realmente, entre as adaptações de King, igual a esse só esse mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e um dos meu preferido Cemitério Maldito, tenho o livro e o dvd e a melhor obra já feita pelo Stephen King.

      Excluir
  2. Com certeza, um dos meus filmes preferidos, parabéns por manter essa arte viva na internet. Sucesso!

    ResponderExcluir

 
Copyright © Adoro Filmes de Terror | Desde 2012 - Todos os Direitos Reservados
Design by Fabiano M Machado | Tecnologia do Blogger É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook Google + YouTube